top of page
Buscar

O que é Psicoterapia Breve?

Neste texto você vai descobrir a diferença entre psicoterapia e psicoterapia breve




Se você já viveu um processo de psicoterapia, sabe que demanda um tempo, é um processo que exige do paciente uma série de elaborações, acessar conteúdos difíceis muitas vezes, e, retomar situações ocorridas no passado, ouvir o psicólogo, e se olhar. Na psicoterapia há objetivos (autoconhecimento, melhorar o que tem afetado entre outros), na psicoterapia Breve isso ocorre também, mas é um pouco diferente.



Mas, afinal então o que é Psicoterapia Breve?






É similar a psicoterapia, a grande diferença é que a Psicoterapia Breve irá focar em um determinado conflito, sintoma ou situação.


Na psicoterapia o paciente mesmo com um problema central que o motiva a ir ao processo terapêutico não é focado somente neste problema é falado tudo o que o paciente tem vontade de falar.


Na psicoterapia breve é proposto focar em uma questão problema e todo o processo tem como objetivo de melhorar a questão problema proposta.


No primeiro momento há entrevistas e a fase de diagnóstico, que é preciso para compreender a psicodinâmica do paciente e o conflito central do mesmo. Após este processo é possível acertar um número de sessões para elaborar determinado conflito do paciente.


Resumindo: a psicoterapia breve é um processo no qual o paciente e o psicólogo acertam um tempo determinado para tratar uma questão específica. Antes desse processo ocorrer precisa ser feitas entrevistas iniciais que não é considerada ainda parte do processo de psicoterapia breve.


Comments


bottom of page