top of page
Buscar
  • Foto do escritorJoyce Leite

Para que serve a ansiedade?

ansiedade pode ajudar para nos prepararmos nos casos de eventos que nos causem desconforto.


Um exemplo:


Antes de uma prova importante, quem não fica ansioso?


Aqueles que conseguem perceber a ansiedade e estudar mais e se preparar melhor para prova, conseguiu reagir de maneira adequada a esse sentimento.


Porém, se fica ansioso a ponto de não conseguir estudar, querer evitar a prova de qualquer jeito neste caso você precisa procurar ajuda.


Um dos sintomas psicológicos a ansiedade é a dificuldade de concentração, e no exemplo citado acima, a pessoa fica com dificuldade de focar e isso gera mais insegurança e aumenta a ansiedade.


Na nossa história a ansiedade nos ajudou a prevenir-se de perigos importantes.




Se você está ansioso é sinal de que:


1. Algo importante pra você está para acontecer e se preocupa que algo de ruim aconteça;


2. Você está inseguro e sente a necessidade de controlar o que irá acontecer.



Considerando esses dois pontos o que pode fazer?


O que pode fazer para se sentir melhor?


Se conseguir usar a ansiedade para planejar, criar estratégias e prevenir o que é possível fazer para evitar situações indesejadas essa é a ansiedade do bem.


Claro que, nem tudo é possível. Não se pode controlar o tempo, por exemplo, se vai chover em um evento importante. É possível criar estratégias caso isso aconteça. Nessa situação, vamos supor que sua preocupação seja a chuva. Não consegue impedir caso ocorra. É possível ver a previsão do tempo, é possível pensar em estratégias de como lidar caso chover.



Para conseguir fazer essa reflexão, nem sempre é fácil, e se tiver muito tenso, estressado e ou muito triste, as chances de conseguir fazer essa reflexão realmente diminuem.



Está ansioso?


Respire fundo!


Sinta a inspiração e solte devagar.


Se está muito difícil para você controlar a ansiedade, e mesmo com as dicas já dadas aqui não melhorar, procure um profissional! Vá a um psicólogo. Ele conseguirá te ajudar a entender porque será que sua ansiedade está tão alta.


VEJA TAMBÉM





Comments


bottom of page