top of page
Buscar
  • Foto do escritorJoyce Leite

Origem de dependência emocional

Pode ter muitas origens, depende de cada pessoa, segue algumas delas:


Pais superprotetores.


Muitas vezes, com a intenção de proteger os filhos os pais acabam evitando que eles aprendam a desenvolver autonomia, com isso adquirir maturidade e consciência de que são capazes de realizar as tarefas sozinhas. Uma vivência super -protetora cria um crença inconsciente que a pessoa não é capaz de realizar tarefas sozinhas.

Lembrando que antes de serem pais, seu pais foram crianças e devem também agir assim decorrente de experiências deles e a forma como lidaram com estas experiências. Talvez a história de vida de seus pais fez com que eles quisessem proteger os filhos e não se dão conta que essa proteção extra pode ser impedindo um desenvolvimento emocional saudável.



Pais muito rígidos.


Quando há ênfase nos erros e não elogiados as realizações também pode criar a crença que não são capazes de realizar projetos bons, não desenvolve a autoconfiança.

Pais rígidos, podem passar a imagem, sem ter essa intenção, de que o filho não "é suficiente", ele pode crescer sempre tentando agradar o outro para se sentir amado.

Se você percebe que seu pai é rígido, não vai logo julgando ele. Por que será que ele é tão rígido? Será que ele também teve pais rígidos?



Ausência de afeto na infância


Quando na infância a criança não teve uma relação afetiva satisfatória. Quando há maus tratos. Neste ocorre à busca de suprir a necessidade não obtida na infância.

Entre outras origens. Conhecer nossa história e compreender nossos sentimentos nos ajuda a entender nosso comportamento.


Conheça-se!


VEJA TAMBÉM:

Comments


bottom of page