top of page
Buscar
  • Foto do escritorJoyce Leite

O que acontece na primeira sessão de psicoterapia?




Para muitos já é difícil procurar ajuda psicológica, quando aquele frio na barriga é vencido e a primeira consulta é marcada a imaginação rola solta.


Especialmente na primeira sessão.


Muitos ficam ansiosos, nervosos, não sabem como começar, o que é que será que o psicólogo quer saber? Fica imaginando falando com o psicólogo e o que o psicólogo responderia. Será que o psicólogo vai compartilhar a minha vida com outras pessoas? O que será que ele vai pensar quando eu contar o que eu fiz? Não vou conseguir contar isso pra ele!


Em alguns casos a pessoa pode ter reações físicas: suor excessivo, com o corpo tenso, dor de cabeça, dor na barriga. Acontece de muitos devido a essa extrema ansiedade e reações físicas chegam até não ir à consulta.


Se você está nesta situação respire fundo.




Você está buscando ajuda com alguém que irá fazer de tudo para te compreender.

O psicólogo estará lá esperando você para te ouvir. Comece por onde achar que se sente mais confortável. Nas primeiras sessões o psicólogo vai querer entender o motivo da consulta.


A primeira sessão é quando as duas partes vão se conhecer. Na primeira sessão o paciente explica o motivo da consulta. Ou seja, você irá relatar o motivo que te levou a marcar a consulta, o que vem a seguir é orientação do profissional, e, será acordado entre as partes se irão seguir com a psicoterapia ou não.



Durante toda a sessão a dedicação do profissional é totalmente em ouvir o paciente. E buscar acolher todo o sofrimento ali relatado.


É importante ficar ciente que existe o sigilo profissional. Todo psicólogo tem obrigação de preservar a identidade e o conteúdo de seus pacientes. Este direito do paciente é garantido pelo código de ética do psicólogo.


Em relação a preocupações sobre o seu comportamento, o psicóloga(o) não deve julgar. Ao contrário, o profissional da psicologia está disposto a procurar entender você e ajudar você a se entender melhor.



Portanto, basicamente o que acontece na psicoterapia é uma conversa. Não uma mera conversa entre amigos, uma conversa de alguém que está precisando de ajuda em relação ao seu conteúdo emocional e o outro com o conhecimento necessário para orientá-lo.

Existem várias técnicas e formas de atendimento psicológico, mas todos eles irão respeitar estes princípios: sigilo, ética profissional, conforto do paciente, ausência de julgamento e escuta diferenciada.


Este texto não tem fins terapêuticos é apenas informativo.


Veja também:

Comments


bottom of page