top of page
Buscar
  • Foto do escritorJoyce Leite

O que é psicoterapia? Quando tempo Demora a Psicoterapia?




Psicoterapia é um processo que requer tempo, entretanto em alguns casos é possível trabalhar de forma focada com um determinado número de sessões (Psicoterapia Breve).


Psicoterapia tem como objetivo promover a saúde mental. No processo de psicoterapia ocorrem elaborações de conflitos, sintomas e transtornos mentais. Há diálogo entre profissional da psicologia e o paciente. Parece simples, porém há muita complexidade, está envolvido um paciente procurando respostas e melhora emocional, e do outro o profissional buscando com vasto conhecimento necessário ajudar aquele paciente que é único com suas questões.


Quanto tempo demora um processo de psicoterapia?




A duração do processo de psicoterapia varia. Pode durar anos ou apenas meses. São muitos fatores que determinam a duração do processo de psicoterapia: objetivo do paciente, o nível de motivação, empenho, capacidade de elaboração, desempenho cognitivo, conflito, sintoma, transtorno, o conhecimento e a habilidade do profissional, se é uma situação crônica, se há apoio da família e amigos entre outros. O término pode partir do próprio paciente a qualquer momento que desejar ou por ele mesmo já se sentir confiante para prosseguir sem a terapia.


Caso a procura de ajuda psicológica seja crise no casamento, por exemplo, se os fatores mencionados acima forem favoráveis, o processo pode ser concluído em meses, o paciente pode escolher continuar a terapia e tratar outras questões (isso ocorre com muita frequência) ou terminar o processo.




תגובות


bottom of page