top of page
Buscar
  • Foto do escritorJoyce Leite

Diferença entre autoestima e autoconfiança

O que é autoestima?




É a autoavaliação que cada pessoa tem de si mesma. Quando a autoavaliação resulta em um conjunto de sentimento positivo podemos considerar que a autoestima está alta, se o resultado da autoavaliação gera sentimentos negativos autoestima está baixa.


Pessoa que se valoriza e está satisfeita com a sua maneira de ser. Autoestima



Autoconfiança




Autoconfiança é acreditar em você mesmo. Reconhecer suas habilidades, suas capacidades e se sentir seguro para desenvolver determinadas tarefas.


Ainda não entendi, qual a diferença?




Autoestima: É um conceito mais amplo, tem relação com vários âmbitos, profissional, emocional, pessoal e físico. Ou seja, é um conjunto de conceitos que tem sobre si mesmo.



Autoconfiança: é a avaliação que o indivíduo faz sobre a sua CAPACIDADE de realizar uma determinada tarefa. Reconhecer - se com habilidades, com recursos e ou reconhecer que tem potencial para desenvolver uma habilidade ou capacidade que não tenha.


Autoconfiança nos ajuda a ter menos ansiedade, ajuda na dedicação no ambiente de trabalho e estabelecer relações afetivas mais saudáveis.


Se você reconhece que não tem determinada habilidade para fazer algo, mas sente-se capaz de conseguir aprender e chegar a realizar a tarefa, porque você acredita em si mesmo é autoconfiante.


E aí? Você é uma pessoa autoconfiante?

Agora que você entendeu o que é autoestima, acha que sua autoestima está boa ou ruim?

Se caso você entende que sua autoestima está baixa, saiba que isso pode mudar. Com ajuda profissional.

Se você não é autoconfiante, indico fazer terapia, melhorar a autoestima e buscar se conhecer. Esse movimento irá aumentar as chances de ter maior saúde emocional e qualidade de vida.


Veja também:




Comentários


bottom of page