top of page
Buscar
  • Foto do escritorJoyce Leite

Crise de Ansiedade

Na minha experiência com pacientes que apresentam ansiedade percebi que muitos deles não percebiam que tiveram uma crise de ansiedade. Pode acontecer de confundir crise de ansiedade com outras situações.




Ansiedade é um sentimento normal diante de situações ameaçadoras ou por um evento que tenha muita expectativa. Esse sentimento desperta pensamentos do que pode vir acontecer, se bem utilizado ele é benéfico, é importante antecipar eventos para se precaver caso seja necessário. Porém, se é um sentimento muito intenso que causa sintomas físicos e atrapalha no dia a dia precisa ser cuidado. Eu falo mais sobre ansiedade, clique aqui e saiba mais.


Um ponto importante: a crise de ansiedade pode manifestar de várias formas. E para cada pessoa pode ser uma experiência diferente.


Veja alguns sintomas ansiosos:


É comum enxergar perigo em tudo! A preocupação é excessiva e muitas vezes quem está ao redor não entende, e acha que está exagerando.


Mudança de apetite. Com o aumento da ansiedade, há pessoas que comem mais, e outras que ficam sem fome.


Alteração do sono, insônia é muito comum, pensamentos negativos antes de dormir dificultam as pessoas relaxarem para ser possível pegar no sono. Ou sono excessivo, que pode ser uma fuga para não lidar com os problemas que chegam ao despertar.


Tensão muscular, sim o corpo fala. Dores nas costas, dores nas pernas, dor no peito, corpo rígido, dor no pescoço, são alguns exemplos que a ansiedade se manifesta e em uma crise isso fica mais tenso.


Preocupação excessiva, o número de situações que a pessoa imagina que algo ruim vai acontecer são muitos e isso gera muita tensão e preocupação excessiva.


Necessidade de controle: com medo de situações ameaçadoras podem vir a surgir é comum pessoas ansiosas tentarem controlar todas as situações que ele pode afim de amenizar o sentimento de insegurança.


Se você se identificou com mais de um dos sintomas listados acima é provável que sua ansiedade seja alta e pode acontecer de você ter uma crise de ansiedade.


A crise de ansiedade acontece quando já está ansioso há algum tempo, as vezes por anos, pode acontecer de você não perceber que está ansioso, achar que é outra coisa.


Coração acelerado é muito comum durante uma crise de ansiedade. Algumas pessoas acreditam até mesmo estar sofrendo um infarto quando sentem o coração acelerado, há uma sensação de que irá morrer. Nesse momento é importante respirar fundo e devagar. Pois este é um dos sinais de que está passando por uma crise de ansiedade.



A crise de ansiedade pode ocorrer quando aparentemente não tem nada acontecendo, e isso assusta quem está vivenciando esses sintomas físicos e emocionais.


O que caracteriza a crise de ansiedade?

Quando ocorre uma manifestação muito intensa de ansiedade, gerando sintomas físicos (alguns citados acima) sintomas emocionais (insegurança, preocupação excessiva, sensação que irá morrer), com uma duração de alguns minutos. Dor no peito e dificuldade de respirar são sintomas comuns na crise de ansiedade.


É comum pessoas negarem ser ansiedade e querer que a explicação seja biológica, uma doença que seja resolvida com medicação. Mas, se a origem é emocional só a medicação não soluciona o problema, apenas ameniza.


Na crise de ansiedade ocorrem vários sintomas juntos e são diferentes para cada pessoa. Se conhecer ajuda a identificar. Observe se o que está sentindo no seu corpo e tente olhar com atenção ao que está sentindo.


Veja também:




Comentários


bottom of page