top of page
Buscar
  • Foto do escritorJoyce Leite

Como lidar com a ansiedade?

Não existe fórmula mágica. É importante compreender como é a sua ansiedade? Para conseguir lidar com a ansiedade existem exercícios, porém a forma mais eficaz de ajudar é a psicoterapia. Dependo da gravidade, é necessário medicação e para isso é necessário procurar um médico psiquiatra.


Como lidar com esse fantasma da ansiedade?



Segue algumas dicas que podem ajudar.


Respiração


Quando começar os sintomas foque na respiração. Respire fundo e devagar. Tente ouvir sua inspiração e expiração. Os pensamentos devem estar focado na respiração.


Sim eu sei é difícil.


Concentre-se.


Procure fazer esse exercício por dez minutos. É muito tempo pra você? Comece com 1 minuto.


Que tal tentar treinar agora?

Respire fundo conte até 3 devagar e sinta seu peito subir. Agora inspire sobrando devagar sentindo seu peito baixar.



RELAXA NADA ESTÁ SOB CONTROLE

A ansiedade tem relação com preocupações futuras e geralmente o ansioso quer controlar tudo, manter tudo sobre o devido controle para que nada de errado aconteça. Claro que podemos fazer de tudo para evitar inconvenientes, mas é importante considerar que imprevistos acontecem e se souber lidar de maneira saudável o imprevisto pode virar algo muito melhor do que esperava. Procure ser flexível com imprevistos. Entendo que para o ansioso isso não é uma tarefa fácil.


Entender que tudo está sob controle assim no pé da letra pode estar sendo prepotente.

Porém, é o jeito que deve ter encontrado para se sentir melhor.

A tendência do o ansioso querer controlar tudo que o cerca pode estar relacionado a tentativa de organizar internamente, ou seja, pode estar se sentindo confuso e organizando tudo que o cerca, isso ajuda a sentir-se aliviado por alguns momentos.

Você está inseguro...


Primeiro passo reconheça. Procure entender porque está inseguro. Eu entendo que pode ser uma tarefa muito difícil. E é importante parar, respirar, desacelerar para tornar essa reflexão mais próxima de acontecer.

Verifique se suas inseguranças tem elementos reais. Você pode não se dar conta, mas pode ser que a sua insegurança não está relacionada a situações concretas. Pensar sobre isso sozinho não é uma tarefa fácil.

Procure fazer tarefas que te traga sensação de segurança. Para ajudar a sentir-se melhor. O que gosta de fazer que te faz sentir bem?

Lembre-se das suas qualidades, faça um exercício de sempre lembrar o que fez de bom no dia que te faz sentir-se orgulhoso. Caso negue sua insegurança irá agravar ainda mais o estado ansioso. É difícil reconhecer que é inseguro, mas se conseguir fazer isso é um passo importante para diminuir a ansiedade. Sentir-se seguro é um bom aliado para alívio da ansiedade.


É importante reconhecer perdas e aprender ligar com elas. Há aquele ansioso que não consegue tolerar a perda e tem dificuldades de lidar com frustrações. Tudo isso é possível melhorar em um processo de psicoterapia.


Segue mais dicas rápidas:

Exercícios Físicos, ajudam na grande maioria dos casos a diminuir a ansiedade. Melhorar a autoestima, isso porque ajuda a melhorar seu sentimento de segurança saiba mais clicando aqui.

Atividades prazerosas, muitas vezes, o trabalho é o centro da vida e "não sobra" tempo para se cuidar e isso é um fator stressante.


Olhar pra você mesmo pode ser difícil, mas também é libertador. Tente. Cuide-se.

Comments


bottom of page