top of page
Buscar
  • Foto do escritorJoyce Leite

Ansiedade


Ansiedade é um sentimento normal diante de situações ameaçadoras ou por um evento que tenha muita expectativa. Esse sentimento desperta pensamentos do que pode vir acontecer, se bem utilizado ele é benéfico, é importante antecipar eventos para se precaver caso seja necessário. Porém, se é um sentimento muito intenso que causa sintomas físicos e atrapalha no dia a dia precisa ser cuidado.


Origem


Ansiedade pode ser consciente, ou seja, você sabe porque está se sentindo e consegue explicar, ou inconsciente, é aquela que você não consegue entender porque está se sentindo tão ansioso. A ansiedade que não consegue entender ou explicar para conseguir entender é preciso um processo de psicoterapia ou psicoterapia breve, dependendo do caso, para conseguir identificar a origem.


Agora, você consegue identificar se sua ansiedade é consciente ou inconsciente.



Há possibilidade de a ansiedade ter origem genética, neste caso desde de a infância há manifestações de ansiedade.

I

Sintomas


A ansiedade pode ter sintomas físicos: insônia, sudorese, mãos tremulas, aceleração do coração, dores no peito, dores no estômago, tensão muscular entre outros.

E sintomas psicológicos: medos irracionais, apreensão, preocupação excessiva, medo de tudo sair do controle, pensamentos catastróficos entre outros.


Se você identificou que tem os sintomas ?


Se você se identificou com os sintomas físicos mencionados e percebe que é com muita frequência é necessário procurar uma orientação de um profissional. O psicólogo ajuda a entender a origem e aos poucos ajudando o paciente a diminuir a ansiedade. Caso seja um transtorno de ansiedade o psicólogo encaminha para o psiquiatra, para que seja avaliado a possibilidade de medicação. Ainda com medicação é importante fazer a psicoterapia.



Comments


bottom of page